CEISE Br
12 AGO 2025
Abertura da 31ª Fenasucro & Agrocana reforça protagonismo do Brasil na bioenergia
A cidade de Sertãozinho-SP recebeu, nesta terça-feira, 12, a abertura oficial da 31ª Fenasucro & Agrocana, reconhecida como a maior feira mundial dedicada à bioenergia. O evento reuniu representantes do governo, lideranças empresariais e profissionais do setor, que destacaram a relevância estratégica do Brasil no cenário global de biocombustíveis, energias renováveis e mobilidade sustentável.
O diretor da feira, Paulo Montabone, destacou o comprometimento em promover um evento com alcance e relevância internacionais. “Este ano, a Fenasucro & Agrocana deve ser a melhor dos últimos cinco anos, consolidando o Brasil como protagonista mundial em bioenergia e biocombustíveis”, declarou.
Na sequência, a presidente do CEISE Br, Rosana Amadeu, enfatizou que a indústria de base é o alicerce que garante a competitividade e o crescimento da cadeia bioenergética. “Sem uma indústria de base forte, estruturada e inovadora, não existe transição energética sólida, nem crescimento sustentável da bioeconomia. É ela que garante produtividade no campo, eficiência nos processos industriais e competitividade nas exportações. A Fenasucro & Agrocana é a vitrine onde essa força produtiva se apresenta, conectando toda a cadeia, da pesquisa ao mercado consumidor, com políticas públicas, inovação e oportunidades de negócios”, afirmou.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, reforçou a liderança do estado e a necessidade de investimentos em inovação, economia circular e mobilidade de baixo carbono. “São Paulo é exemplo para o Brasil e para o mundo. Atualmente, 30% das exportações paulistas vêm do setor sucroenergético, que gera quase 1 milhão de empregos e está presente em quase 500 municípios. A nossa matriz é a mais limpa do mundo. E a gente deve isso a quem? Ao setor sucroenergético, ao etanol, ao biogás, ao biometano”, disse.
Por meio de vídeo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, reafirmou o compromisso de ampliar o alcance do “combustível do futuro”, citando China e Japão como mercados estratégicos. Ele também mencionou os avanços nas Rotas de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e no programa do Carro Sustentável, que “zera o IPI para veículos compactos de alta eficiência energética e fabricados no Brasil”.
Representando o Governo Federal, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, elogiou a trajetória de evolução da Fenasucro & Agrocana e sua contribuição para impulsionar o etanol e as fontes limpas de energia. Durante sua fala, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaria um pacote emergencial para mitigar os impactos do tarifaço.
Atendimento à Imprensa
Larissa Batistetti | 16 99296-8356