CEISE Br
10 OUT 2023
Fórum com palestra do presidente do tribunal regional do trabalho contou com apoio do CEISE Br
Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – TRT 15, Samuel Hugo de Lima, chamou a atenção dos empresários quanto ao cumprimento das regras de compliance nas empresas durante o 1º Fórum de Discussões Sobre Relações de Trabalho no Campo, realizado pela Canoaeste.
Lima, alertou para a importância das empresas em manter organizados e atualizados, seus códigos internos de conduta, com regras claras e objetivas a respeito de regras, procedimentos, medidas disciplinares e fiscalização.
Também orientou que as organizações adotem medidades de gestão, e controle tanto do pessoal interno quanto aos exeternos, como fornecedores e terceirizados.
Para o desembargador, é primordial que o compliance na área trabalhista aborde, de forma precisa, temas importantes como assédio moral e sexual, saúde e segurança do trabalho, divergências entre empregados e seus superiores, aplicação de normas disciplinares, uso de internet, crimes contra a organização de trabalho e normas trabalhistas em geral.
Samuel Lima, chamou a atenção para medidas preventivas como forma de evitar litígios futuros como: rastreabilidade da cadeia de suprimentos e vulnerabilidades, seleção de fornecedores, manuais e códigos de condutas, programas de controle, auditoria e monitoramento, sistematização de processos, treinamentos, canais de denúncias, comissões de acompanhamento interno, transparência e responsabilidade e vigilância ativa, políticas de investigação interna e de aplicação das medidas disciplinares, especificação dos prepostos e respectivas alçadas, elaboração de relatórios de avaliação, políticas de proteção de dados (LGPD) e auditoria e monitoramento.
O 1º Fórum de Discussões Sobre Relações de Trabalho no Campo, foi realizado na manhã desta terça-feira, 10, no auditório da Canaoeste, com programação que contou com a palestra do auditore fiscal Fernando da Silva – Coordenador de Fiscalização Rural no Estado de São Paulo – Ministério do Trabalho e apresentação do Programa SEMEIA – Certificação em Sustentabilidade da Canaoeste e contou com apoio do CEISE Br.
Para a Presidente da entidade, Rosana Amadeu Silva, “os temas abordados, embora direcionados no momento para o campo de produção de cana-de-açúcar, também vale para todo o ecosistema do setor e cabe perfeitamente para a indústria”, comentou a dirigente.