CEISE Br
13 AGO 2025
Segundo Fórum NEP Bio debate saúde emocional e segurança psicológica na Fenasucro & Agrocana 2025
Com um público atento às reflexões sobre saúde mental e o futuro das relações de trabalho, o segundo Fórum NEP Bio, realizado durante a Fenasucro & Agrocana 2025, consolidou-se como um dos encontros mais relevantes do setor, com foco em gestão de pessoas.
A programação começou com a palestra “Mente segura, gente forte: o futuro da gestão sustentável”, ministrada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, que trouxe provocações sobre o papel da mente na qualidade de vida e na produtividade.
“Se nós não cuidarmos do planeta mente, não conseguiremos ser eficazes em cuidar do planeta Terra”, alertou. “Quem cobra demais de si, é um excelente carrasco da sua saúde mental.”
O especialista destacou que as estratégias para libertar ou aprisionar a mente estão no próprio ser humano e que, no ambiente corporativo, é fundamental estimular os colaboradores a serem autores da própria história, e não meros executores de tarefas.
“A coisa mais cruel que o ser humano faz para corrigir, ajudar ou contribuir é apontar o erro para alguém. Você arma e não desarma os outros”, afirmou Cury, defendendo uma liderança mais empática e construtiva.
Na sequência, o painel “Saúde emocional e segurança psicológica: novas exigências do mundo do trabalho” reuniu especialistas e lideranças de diferentes áreas: Vera Guedes (Usina Alta Mogiana), Guilherme Moroço (Drul), Ágata Turini (Fertron), Amanda Barbosa (4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto), Ana Dulce Nunes (consultora de RH) e o próprio Augusto Cury. Os debatedores compartilharam experiências e estratégias para criar ambientes corporativos mais saudáveis, onde o diálogo, o respeito e o apoio mútuo sejam pilares da produtividade.
Para Rosana Amadeu, presidente do CEISE Br – entidade apoiadora do NEP Bio – o encontro reforça o papel das pessoas como motor de transformação da cadeia bioenergética. “Nosso setor vive um momento de grandes transformações e sabemos que, no centro de todas elas, estão as pessoas, o nosso maior patrimônio. Apoiar o NEP Bio é muito importante, porque cuidar, capacitar e valorizar os profissionais do nosso setor não é apenas uma responsabilidade, mas um diferencial estratégico que vai determinar o futuro da bioenergia”.
O NEP Bio tem como objetivo conectar profissionais de Recursos Humanos, promover experiências e debates sobre temas estratégicos, oferecer apoio técnico e legal, fortalecer laços entre organizações e desenvolver competências em áreas como inovação, tecnologia e produtividade.
Atendimento à Imprensa
Larissa Batistetti | 16 99296-8356