CEISE Br
25 OUT 2025
Semana intensa para o CEISE Br: diretoria marca presença em grandes eventos do setor bioenergético e de inovação

De São Paulo a Ribeirão Preto, as agendas reforçaram o protagonismo da indústria de base e da cadeia produtiva da bioenergia em debates sobre inovação, transição energética e sustentabilidade
A semana foi marcada por uma série de eventos estratégicos para o setor bioenergético e para o fortalecimento da indústria de base da cadeia produtiva da bioenergia. A diretoria do CEISE Br participou ativamente de encontros que reuniram lideranças, executivos, formuladores de políticas públicas e representantes de instituições ligadas à inovação, à transição energética e ao agronegócio sustentável.
Nos dias 20 e 21 de outubro, diretores prestigiaram a 25ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo (SP). A edição comemorativa celebrou 25 anos do evento e 50 anos do Proálcool, marco que consolidou o Brasil como referência mundial em biocombustíveis.
Com mais de 1.500 participantes, a Conferência promoveu dois dias de intensos debates sobre transição energética, biocombustíveis de baixa intensidade de carbono, inovação, diversificação, políticas públicas e sustentabilidade.
Embaixadora do evento, a presidente do CEISE Br, Rosana Amadeu, contribuiu no Painel dos Presidentes, reforçando o potencial da indústria de base e a consolidação da Cadeia Produtiva Local (CPL) da Bioenergia, conquistada recentemente por meio do programa SP Produz, do Governo do Estado de São Paulo.
Em sua fala, ela destacou a importância de fortalecer o ecossistema produtivo e tecnológico de Sertãozinho e região: “Temos uma cadeia completa, com o poder de manter o Brasil nesse protagonismo da transição energética. Nosso foco é potencializar a indústria de base, valorizando produtos nacionais, gerando renda e fortalecendo a vocação da capital da bioenergia”.
Já na quinta-feira, 23, Rosana conferiu de perto a 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), no Transamerica Expo Center. O encontro reuniu mais de 3 mil mulheres de diferentes regiões do país, celebrando o protagonismo feminino e destacando o tema da inovação com propósito como pilar para uma transformação sustentável no agro.
Encerrando a agenda da semana, na sexta, 24, representando a presidente, o gerente executivo da entidade, Paulo Garefa, participou, em Ribeirão Preto, do Bootcamp, uma das etapas mais importantes do programa Rota Inova Rural, que reúne empresas, startups e instituições de ensino em busca de soluções para desafios reais da cadeia bioenergética, com foco em eficiência, sustentabilidade e competitividade.
Durante a abertura, Garefa ressaltou o papel do CEISE Br e da CPL Bioenergia CEISE Br como elos estratégicos para conectar a indústria, as startups e as universidades em torno da construção de soluções tecnológicas: “O Rota Inova Rural representa o espírito de colaboração que move a bioenergia. Ele conecta desafios reais do campo e da indústria a mentes criativas que estão dispostas a transformar problemas em oportunidades”.
Atendimento à Imprensa
Larissa Batistetti | 16 99296-8356
Imagens

