CEISE Br
21 OUT 2024
CEISE Br no Fueling Tomorrow em Bologna: desafios e oportunidades para a descarbonização
Entre os dias 9 e 11 de outubro, Paulo Saraiva, conselheiro fiscal do CEISE Br e CEO da PS7 Consultoria, participou do Fueling Tomorrow, realizado em Bologna, Itália, que discutiu o futuro dos combustíveis e a descarbonização do setor de transporte. O evento reuniu especialistas de diferentes regiões, com foco em biocombustíveis, transição energética e as metas de carbono zero até 2050.
Desafios na adoção de biocombustíveis
Segundo Saraiva, um dos principais temas abordados foi a crescente demanda por biocombustíveis, que ainda enfrenta uma oferta limitada. As metas de descarbonização estão sendo adiadas devido à infraestrutura insuficiente para combustíveis renováveis.
“No setor de transporte urbano, a eletrificação e o uso de biocombustíveis estão avançando, mas desafios de infraestrutura e custos persistem, especialmente no transporte de cargas pelos modais marítimo e rodoviário”.
Oportunidades no Brasil
Saraiva destacou a oportunidade do Brasil em se posicionar como um líder no fornecimento de biocombustíveis e de tecnologia para sua produção, especialmente com sua capacidade instalada e expertise na produção a partir da cana-de-açúcar.
“O País pode ajudar a Europa a superar suas barreiras e atingir suas metas na descarbonização, oferecendo biometano e biogás, por exemplo, que são produzidos a partir de resíduos”.
Políticas de descarbonização e financiamento verde
As políticas de descarbonização na União Europeia visam integrar o uso de biogás e incentivar o hidrogênio verde, de acordo com Saraiva.
O evento também discutiu os aspectos e os desafios impostos pelas legislações e regulações europeias sobre descarbonização ao mesmo tempo em que era sancionada a Lei do Combustível do Futuro no Brasil, que promete liberar investimentos significativos para promover a mobilidade sustentável.
Perspectivas
A participação de Saraiva no Fueling Tomorrow foi uma oportunidade para entender melhor os desafios enfrentados pela Europa na transição energética e reafirmar o potencial do Brasil como um líder global em bioenergia.
“Para que o Brasil alcance suas metas de descarbonização até 2050, é fundamental investir em infraestrutura e desenvolver políticas públicas robustas. A colaboração com empresas nacionais será crucial para fortalecer as cadeias produtivas locais focadas em bioenergia, como a CPL da Bioenergia CEISE Br”, avaliou.
Networking
Durante o evento, Saraiva teve a oportunidade de fazer uma breve apresentação do CEISE Br para associações que integraram o comitê técnico da feira, por meio do vice-presidente da NGV Italy, Andrea Stegher.
Atendimento à Imprensa
Gabriel Garefa | 16 98100-9100
Larissa Batistetti | 16 99296-8356