Preloader

Endereço

Av. Marginal João Olézio Marques, 3563
Centro Empresarial Zanini
3º andar - sala 326
Sertãozinho - SP

Telefone

+55 16 3945-5422

WhatsApp

+55 16 99197-3810

Email

atendimento@ceise.com.br

CEISE Br

 17 SET 2024

CEISE Br prestigia Congresso da ABIMAQ

122-240918092747_abimaq_5.jpeg

Nesta terça-feira, 17, o CEISE Br prestigiou o Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos da ABIMAQ. O evento, promovido anualmente, reúne especialistas e lideranças setoriais para discutir o avanço da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil, promovendo inovação, desenvolvimento tecnológico, aumento da produção e geração de empregos.

 

A edição deste ano contou também com participações especiais de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços; e Vitor Lippi, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

 

Gino Paulucci Junior, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, pontuou sobre a necessidade de incremento significativo na taxa de investimento para um desenvolvimento econômico sustentável. "De acordo com estudos, para um crescimento do PIB na ordem de 4% a 5% ao ano, em um país com as características do Brasil, é necessária uma taxa de investimento de 24% a 25% do PIB. Estamos muito longe disso". Ele ressaltou a importância de políticas industriais claras e uma reforma tributária robusta para criar um ambiente de negócios mais favorável.

 

O vice-presidente Geraldo Alckmin trouxe boas notícias para o setor industrial: falou do programa Brasil Mais Produtivo, que visa melhorar a eficiência de pequenas e médias empresas brasileiras, com um orçamento de R$ 2 bilhões. Também abordou a reforma tributária, que promete desonerar e simplificar o sistema tributário, beneficiando a indústria de transformação, que atualmente enfrenta uma carga de impostos elevada. Ele ainda mencionou a Lei do Bem e a nova Lei de Informática, que incentivam investimentos em tecnologias emergentes e sustentáveis.

 

Alckmin anunciou a prorrogação da desoneração da folha para o setor de máquinas e equipamentos e a ampliação do "Reintegra”, a partir de 2025, focado inicialmente nas pequenas empresas, a fim de minimizar a cumulatividade de créditos tributários até a implementação completa da reforma tributária. "Começaremos pelos pequenos, a meta é o ano que vem. É o que eu chamo de Reintegra de Transição, porque isso vai acabar com a reforma tributária. Quando tivermos a reforma tributária toda em vigência, não terá mais cumulatividade de crédito, mas, até lá, estamos trabalhando para fazer um Reintegra de Transição, começando com as pequenas empresas".

 

Além disso, Alckmin destacou recursos significativos em mobilidade verde e a depreciação acelerada, uma medida que visa estimular novos investimentos e melhorar a produtividade ao permitir a compra de máquinas e equipamentos mais modernos e com condições fiscais vantajosas.

 

“O Congresso proporcionou uma rica troca de ideias e trouxe propostas para fortalecer o setor industrial brasileiro e promover um crescimento sustentável. Tendo um compromisso firmado com a inovação e o desenvolvimento da indústria de base da cadeia da bioenergia, o CEISE Br está em linha com as iniciativas discutidas no evento, contribuindo para o avanço do setor”, avaliou Rosana Amadeu, presidente do CEISE Br.

 

Atendimento à Imprensa

Gabriel Garefa | 16 98100-9100
Larissa Batistetti | 16 99296-8356

Imagens
Compartilhar: